Friday, July 03, 2015

Irritation

Sou dessas que quando acontece algo ruim, fica remoendo e remoendo e remoendo. Sei que não é bom pra saúde e não faz diferença nenhuma pra minha vida. E ainda assim não consigo deixar de ficar irritada.

Hoje dei uma "cortada" num cara no trânsito. Não foi bem uma cortada, se ele não estiver acima da velocidade permitida, não teria sido nada demais. Ele nem precisou reduzir a velocidade. O que aconteceu foi que ele aumentou a velocidade, buzinou loucamente, me ultrapassou, e arrancou em pelo menos o dobro da velocidade permitida. Isso tudo pra depois parar no sinal. Fiz um gesto com a mão de "pra que isso??". O cara saiu do carro e veio falar aos berros comigo. Mal entendi o que ele falou porque é gringo e tem sotaque forte. Eu estava mais preocupada em tentar fechar meus vidros caso ele tentasse me bater ou machucar minhas filhas, então nem respondi direito. E mesmo assim, ele gritava tanto que nem ia ouvir mesmo.

Gente, o que eu fiz com ele acontece pelo menos 5 vezes no dia comigo, todos os dias. Sempre reduzo a velocidade e deixou pra lá. Ou xingo a pessoa baixinho. Não tinha o mínimo risco de acidente - exceto, claro, pelo fato de ele ter aumentado a velocidade quando viu que eu ia virar na frente dele. Enfim... sei que o incidente me deixou com TANTA raiva que tudo que eu pensava era "tomara que o carro dele exploda!" Às vezes me assusto com o tamanho da minha raiva em relação a situações assim. E queria ser muito como essas pessoas que simplesmente conseguem deixar pra lá e esquecer em cinco minutos o ocorrido. Aqui estou eu, quatro horas e meia depois do incidente, escrevendo sobre o assunto porque eu ainda estou morrendo de raiva e ainda desejando o que carro dessa pessoa se exploda.

Corta.

Na tentativa de esquecer, a pessoa faz o que? Vai pro Facebook. E se depara com a tal notícia de racismo contra a moça do tempo do Jornal Nacional. Não moro no Brasil há dez anos, não assisto JN, não sei quem é a moça, mas a notícia me esquentou o sangue. Primeiro achei que fosse mentira, é muita violência verbal gratuita. Depois me bateu uma angústia em ler os comentários de apoio "liga não", "você é mais", "somos todos maju", "ela é linda", etc etc. Tipo, ela é linda e somos todos Maju, mas liga não o escambau. Liga sim e bota todo mundo na cadeia. Racismo é crime. Nem todos os perfis são fakes. E a raiva volta e a irritação com o carinha mais cedo se mistura com o ódio que o print abaixo despertou e já estou eu achando que a solução pro mundo é que ele acabe mesmo.

Corta.

Respira fundo. Tenta aplicar as técnicas de relaxamento que você conhece (ops, nenhuma). Não vale à pena tanto ódio no coração, só faz mal a mim mesma e à minha família. E outra, né? Raiva que não traz resultado é burrice. É legal ficar revoltado e fazer alguma coisa para melhorar o mundo.

Corta.

Pra completar, estudos da universidade de Stanford (+ duas outras) anunciaram o óbvio: estamos matando o planeta e entramos em processo de extinção. E a verdade é, amiguinhos, que eu ando tão descrente da humanidade que tenho certeza de que o processo é irreversível porque ninguém vai fazer porra nenhuma para mudar.

Enquanto isso, raios e trovões lá fora. Mãe Natureza tá irritada também.

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!