Friday, August 09, 2013

De TPM, so que nao.

Quando vi a tal capa da TPM no Facebook, fiz cara de interrogacao, porque juro que nao tinha entendido. Nao e burrice nao; explico: eu nao leio a TPM e provavelmente a ultima vez que vi uma capa da revista foi ha 10 anos ou mais. Entao eu nao sabia que a TPM nao faz capa com mulheres lindas e photoshopadas. Pra mim, a capa da esquerda poderia ser facilmente a capa da TPM.

E dai que eu poderia fazer um post analisando a capa da TPM e a mensagem que ela passa. Mas tanta gente ja o fez que deu preguica. Ate porque nao sei se sou tao radicalmente anti ou pro em relacao a tudo isso.

A Helo retuitou um post sobre o assunto, esse daqui, escrito pela Juliana Cunha do Ja matei por menos, e melhor do que o post em si sao os comentarios. De novo, nao vou entrar no merito do concordo ou discordo (porque na minha fase atual, eu nao concordo nem discordo de nada, sempre vejo coisas boas e ruins nos dois lados - nem preto nem brando, cinza, o famoso em cima do muro). Mas uma coisa que me deu um clique foi um comentario de uma pessoa perguntando qual seria a revista que queremos ler entao, se nao e nem a Nova nem a TPM?

E eu que ensaiei um post entitulado "A mulher que quero ser" (ta nos rascunhos, nao consigo finalizar porque - dah tah - nao chego a uma conclusao), resolvi mudar para "A revista que quero ler". Entao a minha revista falaria um pouco de tudo, mais ou menos assim:

* A secao de moda trataria de "Como nao parecer um botijao de gas de roupa" ou "como evitar o efeito liquidificador de capinha". As modelos seriam bundudas, coxudas, baixinhas. As roupas seriam da Primark, Dorothy Perkins, Next, H&M e para situacoes especiais onde a leitora ta com um ££ extra para gastar: Marks & Spencer.

* A secao de beleza nao existiria, porque qualquer dica de beleza eh solenemente ignorada por mim. Talvez, em carater especial (tipo epoca de Natal), uma ou outra resenha de tratamento estetico (tipo IPL) e super promocoes de dias de spa, massagens, manicure. Voucher, sabe como?

* A secao de turismo seria farta, mas todas as opcoes trariam dicas de passagem, hospedagem e outras coisas para quem esta com budget apertado ou quem e adepto do mochilao. Dicas e opcoes de viajar com pouco mas sem abrir mao de limpeza e conforto. Opcoes de viagens curtas, longas, romanticas, aventuras, muitas e muitas opcoes de viagem com criancas pequenas. A jornalista dessa secao iria penar, pois uma das grandes tarefas dela (ok, pode ser o jornalista tambem) seria garimpar uns deals bacanas. Hoteis maneiros escondidos, bom, bonito e barato. Nao precisava ser nada de luxo nao. Exemplo: quando fui a Granada (Espanha) com marido - na epoca namorado - nos ficamos num albergue bacanerrimo: limpo, novinho, banheiro brilhando (e exclusivo do quarto), bem localizado. Ok, isso foi em 2006, mas na epoca a diaria foi de 18 euros. Fala se nao e um otimo negocio? Paguei mais do que isso para dividir um quarto fedido com um bando de mochileiro que fumava cigarro e maconha num quarto de janela fechada num albergue chulepa em Barcelona.

* Teria uma secao de "gastronomia", porque comer e preciso. Receitas, restaurantes, algumas dicas de "dieta" (comidas gostosas mas com poucas calorias), varias dicas de alimentos saudaveis, alimentos proibidos (por motivos de saude), e por ai vai.

* Decoracao. Olha, para ser a do contra aqui: adoro ver casa alheia, mesmo que seja uma casa gigante, de 20 milhoes de dolares, e que nunca vai ser minha. Mas isso posso ver nos sites de compra e venda de imoveis (faco isso, acredite). Entao nesse caso, as dicas seriam bem mais focadas em detalhes: cor de parede (qualquer parede, de uma mansao ou de um cubiculo), papel de parede ou tinta?, como decorar quarto de crianca com pouco espaco, muito espaco, que tem um armario enorme e nao pode ser mudado de posicao, o que fazer com os aquecedores horrorosos que tomam uma parede inteira da sua casa, como usar tapete, como mudar a decoracao da casa a cada 6 meses com baixo orcamento. Tambem teria um "Cantinho da Ikea".

* Cinema, TV, livros, musica, exposicoes, apps. Uma secao com algumas dicas legais com um pouco de tudo. Aqui tambem poderia rolar uma secao de resenha de produtos de meu interesse - na maioria eletronicos (ok, nao vou comprar quase nada, mas gosto de ler sobre isso)

* Celebridades: a menos que a celebridade seja uma unanimidade, conhecida ate de quem vive no meio do mato e tenha algo muito bacana para dizer (talvez ligado a uma das secoes listadas aqui), nem precisa perder muito tempo com isso nao, porque raramente me interesso por entrevistas. Caguei em saber como foi para Sam Mendes filmar sei la que filme ele ta filmando agora. Nao quero saber como eh a casa do cicrano. Nao tenho curiosidade de conhecer o autor X do livro Y. Essas coisas posso ler no UOL ou no site do Daily Mail mesmo. Ou no Facebook, porque meu Facebook e cheio de coisas que eu jamais compraria uma revista pra ler.

* Vida com criancas. Porque a revista e minha e eu quero ler sobre isso. Sobre tudo. Como nao ficar louca, como nao matar seu marido (e seu sogro), como sair sozinha com 2, 3, 4 filhos. Como ter mais energia. Como viver mais e melhor dormindo menos e pior.

* Trabalho. Cada edicao, um perfil de trabalho alternativo, entrevistas com gente como a gente que largou emprego tradicional para fazer algo diferente - remunerado. Dicas de como gastar menos (para poder aceitar um emprego ganhando menos e trabalhando menos). Cursos bacanas para aprender novas habilidades que possam ser usadas para fins profissionais.

* Fotografia - dicas, exemplos, etc.

* Outras secoes, fixas ou nao: meio ambiente - dicas de como ajudar a salvar o planeta; esportes e atividades fisicas em geral; ciencia/medicina - focadas em melhorar a vida das pessoas (nada de plasticas, lipos) e do mundo; feminismo - o que andam fazendo por ai, eventos, pequenas atitudes que fazem a diferenca.

Mais ou menos isso. Teria mais coisas, mas quem disse que consigo lembrar agora? Mas e mais ou menos isso que gosto de ler, essa seria a minha revista. Se e a TPM ou a Cosmopolitan, nao sei.


6 comments:

  1. Giovana11:50 PM

    Opa, parece que a pauta da primeira edição ja esta +/- pronta entao!?
    Essa eu compraria..
    Qualquer revista feminina que nao tenha na capa: 50 maneiras de agradar seu homem ou Sexo em 400 posições (sério, quem tem tempo para isso?!) ja esta em um bom caminho..

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahaha Nossa, concordo muito! Se eu tivesse tempo de tentar 50 maneiras de agradar meu homem, eu usaria esse tempo para outra coisa.
      Leitor tem, falta soh alguem pra escrever, editar e publicar. :-D

      Delete
  2. Eu com certeza seria uma leitora assídua dessa revista! ahaha :)
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Ah eu tb ia gostar muito de ler essa revista!
    Chris, quem sabe esse não é seu novo emprego?? haha
    Bjos

    ReplyDelete
  4. Anonymous1:44 AM

    Eu leria a sua revista!!!

    ReplyDelete
  5. Eh o segundo blog que eu leio essa semana que fala exatamente do mesmo tema... a TPM...
    Eu nunca li TPM... Acho que por causa do nome... porque eu nunca sofri de TPM e sendo assim não me sentia representada... hahahaha
    Mas oh... Ta faltando revista pra gente que não ta preocupada em ficar a cara da Angelina Jolie, ou em como deixar o cabelo liso, ou em como tostar o seu kooh pra ele ficar rosa... Eu leria a sua revista... viu?

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!