Tuesday, May 28, 2013

Arrumando a casa (pelo menos mentalmente), Surtadinha da Estrela e outras lamurias

A vida eh bela, pessoas! Minha filha mais velha eh uma figura, ta saudavel, e tudo mais. Minha filha mais nova eh uma fofinha, ta saudavel e tudo mais. Marido eh um santo, colocando a filhota pro banho pra eu poder escrever este post (bom, ele nao sabe disso).

*****

To cansada pacas. Eh ainda cedo pra eu reclamar que nao consigo fazer nada alem de cuidar de filho, afinal, a pequerrucha nao tem nem 3 semanas completas - a pobrezinha ainda esta se adaptando ao mundo. Tudo pra ela eh dificil e muito novo: fazer coco, soltar pum, arrotar, mamar, aguentar os berros da irma mais velha (isso eh dificil ate pra mim). Claro que nao poderia esperar conseguir arrumar a casa toda de cara, ne?

Mas eu queria tanto...

Nao to conseguindo dormir durante o dia. Nao perguntem, nao vale a pena (nem pra voces nem pra mim, senao vamos todos chorar).

Surtadinha da Estrela sou eu. Nao soh o cansaco, mas os hormonios em polvorosa, estao acabando comigo. Muito muito irritada e tolerancia -50. E se eu ja era raivosinha antes, imagina agora? Qualquer dia divido o dramalhao aqui, quando eu estiver rindo disso tudo, ao inves de querer chorar.

******

Mas olha, apesar dos pesares, consegui priorizar umas coisas na casa e olha os planos.

* Jardim de inverno - o nome em ingles eh conservatory, mas nao sei o nome em portugues exceto "jardim de inverno". Vamos fazer um colado na sala de jantar, mas sera usado como play room para as criancas. Tipo, nosso jardim quase nao eh usado exceto um mes no ano, achamos melhor fechar uma parte para poder usar mais vezes. Roubei uma foto da internet, de um meio tosquinho soh para usar de exemplo. Como a gente esta indo com um bem simplorio e menos caro (ate o mais barato eh caro pra cacete, pros meus padroes), nao quero criar grandes expectativas em termos de beleza. Mas no geral, eh isso aih embaixo: pequeno e simples (ao inves de usar esses paineis na lateral, vamos fazer uma parede "de verdade"; o mesmo na frente, fazer uma muretinha, ao inves de usar os paineis).



* Grama artificial - ok, nao eh das coisas mais ecologicas, mas vou te contar que eu detesto cortar grama e detesto cuidar de planta. Acho lindo jardins verdinhos e bem cuidados, mas nao sou boa nisso. Quem sabe quando me aposentar. Entao vamos substituir nosso gramado (que tambem quase nao eh usado, e junta lama, lesmas, a grama seca, etc) por um artificial. Ainda estou esperando um ultimo orcamento, porque isso tambem eh caro.

Daih que em termos de grandes despesas, sao essas duas. Ainda tenho que achar alguem de confianca para pintar a casa (e consertar as rachaduras espalhadas), um eletricista para dar um jeito nas lampadas do banheiro, e um bombeiro hidraulico para ver nosso aquecedor e uns probleminhas que temos que parecem infiltracao. O problema eh achar esse alguem de confianca e que nao cobre os olhos da cara.

O resto eh cosmetico. Muita coisa para ajeitar, muita coisa pra jogar fora, muito zona para arrumar. Muita mesmo.

Nosso banheiro principal eh bem grande pros padroes das casas daqui, mas ele eh muito mais distribuido. Tudo super espalhado e quase nada de prateleira, nada para pendurar uma toalha, o vaso sanitario fica num cantinho apertadinho... Da um nervoso, lindo e nada pratico, totalmente nada a ver comigo (lindo ok, mas nada pratico...). Dai que estou sempre de olho em opcoes de aumentar prateleiras por ali e hoje dei de cara com essa foto na pagina da Ikea no Facebook. Acho a prateleira um charme, cabe tralha a beca, mas alguem sabe se... 1) isso apodrece com a humidade do banheiro?, 2) criancas vao usar isso de escada?


Realisticamente falando, acho que nao vai rolar. Somos um casal de baixinhos aqui... aquela prateleira la de cima vai servir pra colocar enfeite, ne? Porque eu nao alcanco nao.

Em tempo, a casa nao eh alugada, mas eu tenho pavor de furar parede, principalmente parede de banheiro.

******

E para terminar o post, uma salva de palmas e todo meu respeito as maes tempo integral cujos filhos ficam o tempo inteiro em casa com elas! Acho lindo, queria muito, tentei, mas falhei. Estou procurando uma creche na area para a mais velha, por uns tres dias na semana.

A ideia era deixa-la em casa, com os avos paparicando, enquanto eu cuido da mais nova (leia-se alimento e troco fralda de manha, de tarde e de noite), mas o plano nao deu certo. Filha mais velha se recusa a sair de casa, esta tratando os avos meio mal e eu estou indo a loucura (sim, eh parte do processo Surtadinha da Estrela, mas apenas parte). E eu fico com pena dela de ficar trancada em casa (porque eu nao sou de ir pra rua o tempo todo, nao gosto e nao quero expor demais a pequena aos germes alheios antes dela tomar vacinas), sem brincar com outras criancas, sem correr, sem se sujar. Ela nao quer nem brincar com avos dentro de casa, sabe como? E eu nao consigo inventar 8 horas (ate mais, se pensar que ela acorda antes das 7h e vai dormir as 21h ou mais tarde) de brincadeira dentro de casa - sim, porque claro que o tempo tem que estar uma droga aqui, chovendo, frio, etc. Nao tenho essa criatividade toda e, principalmente, nao tenho energia para dar conta dela, da pequena e da casa.

Entao vamos ver se acho uma creche legalzinha, poucos dias, e vamos ver se ela gosta tambem. Se tudo correr bem, a levarei e buscarei na creche 3x na semana, vamos tambem fazer natacao 1x na semana, e achar uns grupinhos na area para ela gastar a energia dela. E se ela quiser passar um dia em casa, ok, ne?

Torcam (cedilha) por mim! (E aceito sugestoes do que fazer)


2 comments:

  1. Sei bem como eh, dificil cuidar de dois tao pequenos, mas cai melhorar. Ótima idéia mandar a pequena pra creche, eles tem tanta energia, difícil manter o ritmo deles .
    Temos um 'conservatory' bem mal feito que ta mais pra utility área que já estava na casa quando nos mudamos, uso pra muitas coisas, mas eh ótimo qd pras criancas brincarem. Espero que as coisas fiquem mais facil, logo pra vc . x

    ReplyDelete
  2. Chris, força aí!!! :)
    Acho que a solução de mandar pra creche é boa. Acho que até ela se sentirá mais feliz em poder brincar com outras crianças do que ficar trancada em casa com adultos o dia todo...
    Acho lindo conservatories!! Quando tiver uma casa (suspiro) gostaria muito de ter um :)
    Beijos!!!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!