Tuesday, December 04, 2012

Isso nao eh uma competicao!

Ja repararam como todo mundo diz que mulher adora competir com outras? Lembro de ler e ouvir dizer que mulher nao quer ficar bonita para si ou para o seu par, e sim, para fazer inveja a outras mulheres. Mulher esta sempre inspecionando as outras - seja para copiar, seja para criticar.

E no ambiente de trabalho? O papo eh sempre que mulher nao se une, elas estao sempre uma contra a outra e por isso o "movimento" nao segue adiante.

Claro que na maternidade nao vai ser diferente, por que seria? Quer situacao melhor para se comparar, para criticar, para apontar o dedo? Se voce eh pro-parto natural, voce eh mala-natureba. Se voce vai de cesarea, voce eh uma futil que nao pensa no nenem.

Dai que eu leio muitos blogs sobre assuntos diversos, todos escritos por mulheres - nao sei se porque os assuntos que me interessam sao assuntos mulherzinha, ou se esse negocio de blogar nao atrai muitos homens. Nao vou falar que sou perfeita e que nao critico, nao julgo, nao invejo algumas delas nao, porque seria mentira. Quase mentira. Se eu me deparo com alguma blogueira muito radical, muito "over the top", eu simplesmente paro de ler o blog. Porque blog eh pessoal e teoricamente voce pode escrever sobre o que quiser, certo? Pra que perder tempo com algo que voce nao se identifica, te irrita, e que soh te faz querer meter o malho? As vezes rola curiosidade mesmo, mas raramente sigo um blog que nao tem nada a ver comigo.

E tem os blogs das mulheres perfeitas. Aquelas que lavam, passam, cozinham bem para caramba, fazem as roupas dos proprios filhos, sao magras, lindas, sorridentes, tem casas perfeitas, maridos bem sucedidos, nenhuma carie, viajam o mundo todo, vestem as filhinhas de 1 ano com roupas da gucci, prada, e outras marcas carerrimas. E nao sao nenhuma Gisele Bundchen ou Angelina Jolie (tipo... famosas), nao. Sao "gente como a gente".

Esses blogs tem dois efeitos em mim:

1) Me colocam pra baixo. Nao sou um pentelhesimo da mulher que essas mulheres sao. Nao sou, nao serei. Nao tenho talento, nao tenho paciencia, nao tenho o orcamento, nao sei ser assim. E sim, me da uma certa invejinha.

2) Fazem com que eu queira melhorar. Nao, nunca serei como essas mulheres. Ja foi epoca que eu achava que conseguiria ser uma super mulher, mas sei que nao eh pra mim. Tenho zilhares de defeitos (baixinha, gordinha, cabelo rebelde, peh torto, muitas estrias, voz fanha) e desisti de varias coisas em mim: domar a juba eh coisa do passado, emagrecer esta temporariamente suspenso, depilacao eh soh quando rola de ir a praia (1 vez por ano?), usar roupa bonita pra que se fico com cara de botijao de gas com capa?, organizar festinha da filha da muito trabalho e eh algo pros outros, ja que a menina esta muito nova pra lembrar dessas coisas... Mas ler blog de super mulheres me inspira, nem que seja por 10 minutos. Ler dicas de beleza de gente "normal" (shampoo X que acha na Boots e nao custa uma mini fortuna) me faz bem; dicas de DIY que nao dao muito trabalho nem fazem muita sujeira sao muito bem-vindas; receitas simples e gostosas sempre tem vez aqui em casa.

Mas sabe o que eh melhor nos blogs das super maes? Vira e mexe uma dessas mulheres perfeitas deixa escapar um defeito - uma delas, por exemplo, disse que da banho nos filhos uma vez por semana, porque nao tem tempo e nao eh prioridade (fato confirmado por algumas mulheres no trabalho: banho nas criancas nao eh prioridade). Outras ficam doente uma vez por semana (o que nao eh nada engracado; isso na verdade eh muito serio).

Entao nao tem isso de mulher perfeita: a perfeicao muitas vezes eh fachada. Talvez eu devesse fazer a linha mulher perfeita tambem, e ser menos sincera. Nao pra causar inveja as outras - particularmente acho meio escroto - mas para nao ser uma daquelas mulheres amargas que nunca acham que as coisas dao certo pra ela. Sera que sou assim?

O post comecou de um jeito e terminou de outro completamente diferente... nem sei se falei o que eu queria falar, mas azar, ne?

1 comment:

  1. Giovanna10:38 PM

    Ai, sei bem do que vc está falando. Tem muita blogueira que gosta de passar essa impressão de que a vida dela é glamour e riqueza o tempo todo. Não sei se de repente é para "causar" e despertar a inveja das outras, o que sinceramente, acho muito triste. Problemas todo mundo tem, isso é fato, mas algumas pessoas devem achar que é fraqueza falar das suas limitações, medos, receios e aí acabam mostrando só o que os outros querem ver. A tal Adriana do blog de viagens é exatamente assim. Só mostra o quão caros são as coisas que ela compra (e faz questão, mesmo de forma "sutil" de mostrar as marcas de grife que compra), ou a vida de glamour viajando, jantando em lugares caros. Sinceramente, acho isso totalmente irreal, porque a vida real não é assim. Assim como vc, também me reconheço muito mais com blogs de pessoas que mostram uma vida de verdade, com suas coisas boas e ruins, até porque, é assim que a vida é, então pra que mascarar?
    Bjs pra vc! Sou leitora quietinha, mas adoro seu blog!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!