Monday, December 10, 2012

Criatura do habito

Ontem a noite, no meio das compras natalinas da pequena no site da Amazon, marido me solta a noticia: nao podemos mais comprar la porque eles nao pagam impostos.

Para uma pessoa "normal", beleza. Vai pra outro site (ate que descubram podres daquele tambem). No meu caso, eh como me jogar num lugar totalmente diferente, sem mapa nem telefone pra deacobrir o caminho de volta.

Eu compro meus trecos na Amazon desde que me mudei pra ca, em 2005, e raramente vou a outra loja. A Amazon eh mais barata do que a concorrencia em 90% dos casos. Ate fralda e lencos umidecidos sao mais baratos lah!

E mais um detalhe: se eu puder evitar ir a loja real, evitarei ate os ultimos dos meus dias. Por que?

Porque: 1) eu compro com os olhos - se esta barato, eh bonito e eu quero, eu compro. Total descontrol. 2) porque eu acho uma perda de tempo usar as horas do meu dia, ja corrido e concorrido, fazendo compras. Por isso online eh a melhor opcao - soh vou a noite. 3) porque o saldo final eh que eu acabo mal humorada e mais pobre (e nem sempre eh vantagem contrar na loja). No Natal entao, eh certo de eu querer fuzilar o mundo durante as compras; vao pra casa, miseraveis!

Mas dai, pensa bem: a Amazon eh mais barata sim, soh que nao tao mais barata pra justificar nao pagar imposto. Teria que ser beeeeem mais barata. Ou seja, os fdp sonegam e ainda querem ganhar (mais) dinheiro em cima.

Entao pronto, parei. A partir de hoje.

E falando em lojas canalhas, raramente tem uma que nao seja ok, ne? Eu ja nao compro nada de loja cara-com-jeito-de-bacana-mas-espirito-ordinario, tipo Top Shop. Ja comprei, fiquei boba com a (mah) qualidade e precos altos. Toda vez que entro na Zara, saio chocada com os precos. Entao se essas estao na midia por usar mao de obra escrava ou qualquer coisa do genero, ok. A loja vai pra minha lista mega-negra e morre la (mesmo que a situacao seja revertida).

Mas hoje em dia eu nem sei qual mais eh ok e qual nao eh. As lojas que mais compro sao Asos e H&M (qualidade duvidosa tambem, mas BEM mais baratas do que Top Shop e Zara. A Asos nem tanto, ela eh mista, mas rola de comprar coisas na superpromocao) e Primark. Nao tenho absolutamente nada de marca cara no meu armario (a menos que tenha sido comprado no ebay).

Como da pra perceber, ainda tenho mentalidade de estudante quando o assunto eh dinheiro. Nem eh ataque de mao de vaca nao. Eh que marido e eu temos um negocio de calcular valor de trabalho que meio que dita nossas regras.

Tipo: se ganhamos X, nunca nunquinha vamos gastar X + 5. se nosso salario eh Y por hora, e nos custou X anos pra chegar aqui, muitos dinheiros com qualificacoes, muito sangue suor e lagrimas, nao vamos pagar metade de um ano de salario para refazer o jardim (mesmo que seja o preco). Se uma roupa na loja X custa Y, uma roupa de qualidade semelhante na loja super X nao vai ganhar meu dinheirinho.

E os defensores de "originalidade" que me perdoem a grosseiria, mas originalidade de cu eh rola. Essas lojas pagam merreca pra designers e suas criacoes, exploram mesmo, e quando a gente ve, os designers se "inspiram" em coisas que ja estao no mercado (nem que seja outro mercado). Ou seja, "nada se cria, tudo se transforma".

Nada eh tao simplista quanto um post num blog despretensioso faz parecer, mas nada eh tao complexo que justifique mil dinheiros gastos.

Enfim, enquanto eu for assalariada classe media, vou fazer meu dinheiro render ao maximo, mas tentando manter um pouco da etica no mercado. O dia que for agraciada com uma promocao maravilhosa (e um aumento substancial no salario) ou ganhar na loteria, pode apostar que na minha casa tera muitas e muitas roupas de costureira (sem exploracao) e moveis feitos sob medida por marceneiros talentosos.

Ate la, a gente vai se virando nesse mundo capitalista que nao criei, mas ajudo a alimentar (sem orgulho).

****

Em tempo: a culpa na eh 100% da Amazon, pelo que entendi. O governo cria abertura para esse tipo de coisa acontecer. Dai vc tem a opcao de registrar sua empresa numa regiao ou pais que nao paga imposto, voce faz o que? Enfim, eh uma questao meio moral/etica...

No comments:

Post a Comment

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!