Tuesday, December 25, 2012

20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!

Faz um tempinho, li um post numa comunidade do Facebook que me fez rir: "20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!" (do Entre mamaes - fique a vontade de catar o tal post, foi publicado no dia 28/11, mas nao consigo copiar o link exato aqui. Tambem nao tem o nome da autora, que imagino ser a fundadora do grupo)

Nem tudo aconteceu comigo, e algumas coisas nao sei se eh verdade porque nao passei por certas situacoes (tipo cesarea). Entao adaptei o post para minha realidade (mantive o original e acrescentei minhas observacoes em vermelho).

20 coisas que não te contaram antes de ter um filho!


1) Não sonhe que você vai vestir seu jeans 38 saindo da maternidade. Sai o nenê, mas a barriga fica. Uma barriga tipo de 6 meses; No meu caso ficou a barriga, a bunda, o peito e todos os 10 kg que engordei durante a gravidez. Ate as roupas da gravidez passada estao apertadas agora.
2) Seu corpo demora 12 meses pra voltar mais ou menos o
que era antes, a não ser que você seja prima da Gisele Bundchen ou da Heidi Klum (tem treta nisso, não é possível!); Ou ele talvez nunca volte ao normal. Get over it! Tipo, no meu caso nem amamentar (durante 20 meses) ajudou, nem parar de amamentar ajudou. Soh dieta salva e mesmo assim dieta power.
3) Você sabia que você fica menstruada quase UM mês depois do parto? Eu não sabia! Leve um mega-super-power modess pra maternidade…e é punk!; Verdade, eh muito sangue. Eh mais do que uma menstruacao, sao os 9 meses que voce nao menstruou em um mes!
4) Cesárea é uma cirurgia, você precisa sim de ajuda ao chegar em casa. Não fica achando que vai ser tranquilinho não….deixa a galera ajudar!; O meu foi parto normal e posso contar um lance pessoal e intimo? Apesar de eu nao ter rolado epistomia, rolaram uns cortes "naturais" e tive que levar uns dois pontinhos. Ate aih, tudo bem, mas foram varias semanas quase que chorando na hora de fazer xixi, porque arde pra cacete.
5) O seu pé vai crescer, 1 número! Isso foi um choque. Cresce e nao encolhe, nunca mais. Sera que cresce 1 numero para cada gravidez? Medo!
6) Seu cabelo vai cair muito, e depois vai nascer uma franjinha…uns arrepiados…só com progressiva (que dá câncer…vixi!); No meu caso, caiu um pouco na 1a gravidez, mas o cabelo ficou lindo e brilhoso. Na 2a gravidez, apenas cai, e cai, e fica arrepiado e enrolado. Estou sempre com cara de quem esta fazendo faxina na casa.
7) Você NUNCA mais vair dormir como já dormiu um dia…isso é real!; E acho que vai ser ate os filhos casarem e tomarem conta da propria vida. E essa eh a parte com a qual sofro mais, mesmo me acostumando a dormir bem menos.
8 ) Seu peito é pequeno? Espera pra ver depois de amamentar…fica negativo…ahuhauhauha; O meu nao diminuiu (talvez porque eu esteja acima do peso), mas caiu! Eu nao passo no teste do lapis (se colocar um lapis embaixo do peito, o lapis nao cai - a prova de que os efeitos da gravidade chegaram pra ficar).
9) Se for cesárea você vai perder a sensibilidade na região do corte, ou melhor, na macrorregião…eu tive 3…faço depilação rindo…não sinto nada! Não sei se foi só comigo… Nao sei dizer, mas uma coisa que aconteceu comigo devido ao parto normal (porque nao fiz os exercicios que mandam - e que segundo a parteira, sao para a vida inteira) foi que fiquei com incontinencia urinaria. Numa crise mais violenta de espirro, tosse ou vomito, rola de fazer xixi na calca sim. Me pergunto se tem cura ou se eh tarde demais...
10) Marque dia e hora pra namorar o seu marido…ou melhor…pra pelo menos conversar…Aaaa…não se assuste…bye bye libido…ahuahuhaua…Acontece com mais de 80% das mulheres (explica beeeem pra ele!); Pois eh... mas com um pouquinho de forca de vontade, eh possivel reverter o quadro. E ouvi dizer que em alguns casos, rola o contrario...
11) Enfermeira…bom, se você já sofre com empregada…se prepara!; Nao sei do que ela esta falando... nao tenho empregada e nunca tive enfermeira (pra que enfermeira?).
12) Dê chupeta pro bebê o quanto antes…por mais que o seu pediatra não deixe…se demorou…ferrou!; Tenho uma relacao de amor e odio com chupeta. Sim, eh uma salvacao na maioria das vezes, mas minha filha esta com 2 anos e meio e nao larga da chupeta nem a pau. E muitas vezes o pai e eu nao temos saco de brigar contra, porque eh tao facil dar a chupeta pra ela ficar quieta. Sei la, acho que ficarei tensa se chegar os 5 anos e a garota ainda estiver chupando chupeta.
13) Amamentar é lindo, ótimo e muito prático! Mas você vai sofrer muuuito pra chegar nesse ponto. Não desiste, tem uma luz no fim do túnel, juro!; Doi, doi sim. No meu caso, parecia que tinha uma navalha passando pelos dutos. Imagino que seja vagamente semelhante a dor de pedra nos rins. Vagamente porque doi muito, mas eh suportavel. Acontecia mais quando a pequena estava na tal fase de crescimento (growth spurs, chamam aqui) e mamava por uma hora a cada hora.
14) Você vai chorar muito (parte 1) depois que seu primeiro filho nascer: de desespero! “O quê que eu fui inventar?”…mas passa!; Se nao passar e pior, procure seu medico. Pode ser depressao pos-parto. Eh triste, mas eh uma realidade e se deixar pra la, pode virar coisa seria, ok?
15) Você vai chorar muito (parte 2) depois que seu primeiro, segundo ou terceiro filho nascer: de cansaço físico!…mas também passa!; Vou saber a partir de maio... medo!
16) Sua empregada VAI pedir demissão. Isso é fato! Ou quando você engravidar, ou assim que você chegar da maternidade com a pança rasgada…ahuhauhauhuaha….; De novo, a cultura de empregada inexiste aqui, entao desse mal eu nao morro. Tenho faxineira, e elas nao tao nem aih, porque ganham por hora.
17) A pessoa que você vai querer do seu lado o tempo todo? A sua MÃE!; Verdade... e quando ela nao esta perto e a disposicao, o desejo de te-la por perto eh ainda maior.
18) Aaa…você demora um tempo pra se entender como mãe, ok? Não fica na nóia, calma! É muito sentimento novo junto!; As vezes ainda tenho uns brancos e a ficha nao cai. Eh muita responsa, eh uma coisa meio... doida ser mae. Nao tem manual, nao eh automatico, mas ao mesmo tempo eh natural, eh instintivo, eh maior do que tudo que a gente ja sentiu na vida.
19) Você vai ter muuuito medo de dar o primeiro banho sozinha. Mas passa também…tome coragem, o bebê É SEU! E muita hora nessa calma - o bebe chora pacas nos primeiros dias. E tem vezes que voce nao tem jeito e faz aquela coisinha micra e escorregadia engolir agua. Marido deixou a filha escorregar uma ou duas vezes, dah um sustao mas se voce esta relaxado e alerta (contraditorio, mas necessario), nao passara de um susto. Se nao rolar seguranca no inicio, espere sempre ter alguem por perto - mas DE voce o banho! Eh super importante para criar auto-confianca.

20) Você nunca imaginou que poderia existir um AMOR tão forte, tão intenso e tão gigante como é o amor que você sente pelo seu bebê. Como é que você existiu esses anos sem ter esse bebê??? Era vida aquilo? Por isso a gente esquece TODOS esses 19 itens acima e tem outro filho, outro, outro….
A parte do amor eh verdade verdadeirissima. Mas posso falar que acho muito dificil eu ter mais do que dois filhos?

E aqui vai um capitulo a parte com outros itens que ninguem me contou:

21) Quando seu 1o filho nasce (nao sei com os outros), rola um sentimento de posse, de querer proteger aquele bebezinho do mundo - e principalmente da sua sogra que insiste em querer dar todos os banhos, colocar pra arrotar e trocar fraldas. E porque seus hormonios estao todos avacalhados, isso vai te fazer chorar ainda mais e ter um pouco de raiva do seu marido (afinal, sua sogra eh a mae dele)

22) Apesar de voce estar sofrendo por nao conseguir dormir tudo que quer - e precisa - dormir, ainda assim voce perde a oportunidade de dormir pra ficar namorando o bebe enquanto ele dorme. E se o bebe dorme a noite toda sem acordar, voce fica tensa achando que ele nao ta respirando. 

23) A televisao vira uma grande amiga nas horas de folga, da amamentacao - TV e computador. Voce tira o atraso de todas as series possiveis, toma conhecimento de mais um monte que nunca tinha ouvido falar, e se nao tomar cuidado, vai comprar um monte de inutilidades que viu nesses comerciais de TV que passam durante o dia (todos voltados para maes de licenca maternidade e aposentados).

24) Voce vai virar uma pessoa meio mala que soh sabe falar de filho, pelo menos durante a licenca maternidade. Os amigos sem filho talvez prefiram manter uma certa distancia, mas eh importante o contato com o mundo "exterior" se voce nao quiser ser uma mulher de apenas um assunto...

25) Nada do que seu marido faca vai ser bom o suficiente pra voce. Ele nao vai trocar a fralda do jeito que voce quer, nao vai dar banho tao bem quanto voce, nao vai colocar pra arrotar, bla bla bla. Eu achei que fosse soh comigo, porque eu soh mah e cruel, mas ouvi varios relatos de maes que passam por isso. Eh sempre bom lembrar que: 1) seu marido tambem eh pai e apesar de nao ter carregado o bebe e parido, ele tambem ama aquela criaturinha loucamente e faz tudo para mante-la segura e saudavel. 2) Nao existe um manual (lembra?) entao nao existe um jeito certo de fazer as coisas. 3) Ele eh seu parceiro e vai te ajudar, ele NAO eh o inimigo e nao esta aqui pra machucar seu filho.

1 comment:

  1. Anonymous10:05 PM

    Li junto com a minha mãe durante nosso encontro semanal pelo skype!!! Rimos muito, mas tipo muito mesmo... ai ai ai confesso que não vejo a hora... 2013 quem sabe? :)

    Beijão!!!!

    ReplyDelete

Uuuuh, so you decided to comment, huh? Well done!